Overdose com aspirina (ácido acetilsalicílico)

аспирин A aspirina é amplamente conhecida por sua capacidade de reduzir a febre e diluir o sangue. É um dos principais componentes dos kits de primeiros socorros. Para muitos pacientes, esse medicamento ajuda a melhorar sua saúde.

Mas o ácido acetilsalicílico pode ser perigoso? Além disso, a aspirina pode ser envenenada? Se isso acontecer, então como ver a intoxicação, de que ajuda você precisaria? Como tratar uma overdose, existem consequências? Como o ácido acetilsalicílico no corpo? Existem muitas perguntas, você precisa lidar com elas.

O efeito da aspirina no corpo

A aspirina tem muitos análogos, mas todos eles são feitos com base no ácido acetilsalicílico. Esta droga pertence a drogas antiinflamatórias não-esteróides e agentes antiplaquetários. Alivia a dor, inflamação, tem efeito antipirético. Reduzindo a agregação plaquetária, a droga previne a formação de coágulos sanguíneos.

A aspirina é completamente absorvida no trato digestivo. Sua quebra ocorre no fígado e excreção - através dos rins. A aspirina é usada para resfriados agudos, acompanhada de febre, enxaqueca, dor de inflamação, a fim de prevenir complicações cardiovasculares em pessoas com aterosclerose, doença coronariana, circulação cerebral e outras doenças cardiovasculares.

Causas de envenenamento por aspirina

лечение без назначения врача Como com qualquer medicamento de alta dose, a aspirina pode ser veneno. Causas de overdose de aspirina são as seguintes.

  1. Tratamento sem receita médica, quando a recepção é realizada na dose errada ou sem levar em conta as contra-indicações.
  2. Excesso intencional de dosagem terapêutica (isso acontece muito raramente).
  3. Com a recepção certa no caso de violações significativas do fígado e (ou) rins.
  4. Quando uma criança encontra um pacote com remédio.

O envenenamento por aspirina é agudo e crônico.

Uma dose única de uma dose grande durante dois dias leva ao desenvolvimento de intoxicação aguda. A concentração de ácido acetilsalicílico no sangue será superior a 300 µg / L.

Se a dose máxima diária for excedida por muito tempo, o envenenamento crônico se desenvolve. O conteúdo da droga no sangue, neste caso, 150-300 mg / l.

A medicação máxima diária é de 3 gramas. Para o envenenamento por aspirina, você precisa beber 100 mg por 1 kg de peso corporal por dia. Dose letal de 500 mg / kg ou mais por dia.

Os sintomas da overdose crônica de aspirina

боль в животе A intoxicação crônica é difícil de diagnosticar. Os parentes geralmente sabem exatamente quando um pacote de um medicamento recém-comprado é encontrado vazio. O método diagnóstico mais confiável é a determinação do ácido acetilsalicílico no sangue. Na maioria das vezes, a intoxicação crônica ocorre em idosos.

Na overdose crônica de aspirina, os sintomas serão os seguintes:

  • zumbido;
  • distúrbios digestivos;
  • dor abdominal;
  • perda auditiva;
  • náusea, vomitando;
  • suando;
  • dor de cabeça;
  • anemia, diminuição do nível de glóbulos brancos e plaquetas;
  • estupor, perda de consciência.

A intoxicação crônica é perigosa ao provocar sangramento, o desenvolvimento de asma brônquica induzida por drogas. Overdose prolongada pode exacerbar a insuficiência cardíaca.

Sintomas de intoxicação aguda por aspirina

отравление аспирином O envenenamento agudo tem 3 graus de gravidade. Com leve - os sintomas serão os mesmos que com a intoxicação crônica, apenas a consciência, neste caso, não será perturbada.

Uma overdose de gravidade moderada é manifestada por respiração aumentada e difícil, uma tosse com expectoração mucosa aparece e a temperatura do corpo começa a subir. Os efeitos tóxicos são direcionados para o sistema nervoso, pulmões, rins, fígado e sangue.

передозировка аспирином A sobredosagem com ácido acetilsalicílico grave causa insuficiência respiratória em doentes com uma transição para o edema pulmonar. É acompanhada por um aumento ainda maior da respiração, da tosse e da palidez da pele, com subsequente "blueing". Quando a espuma aparece na boca, nessa fase do edema pulmonar, raramente alguém pode ser salvo.

A temperatura corporal atinge altas taxas. A pressão arterial é gradualmente reduzida, o pulso é acelerado, os pacientes sentem interrupções no trabalho do coração. Antes da perda de consciência, que se desenvolve gradualmente, há um pequeno período de excitação. Aparecem primeiro sonolência, estupor. Então a vítima entra em coma. As convulsões se desenvolvem.

Com o dano renal diminui a micção. Um desequilíbrio eletrolítico com risco de vida se desenvolve. O teor de sódio no plasma aumenta e o potássio diminui.

Para o envenenamento é caracterizada pelo desenvolvimento de encefalopatia tóxica (uma doença do cérebro). Nos casos leves, manifesta-se em fraqueza generalizada, atenção dispersa, irritabilidade, falta de sono, lentidão, apatia, ansiedade. Com o progresso adicional da consciência é perturbado.

A superdosagem de aspirina é fatal devido a insuficiência renal ou hepática aguda, edema pulmonar, paralisia dos centros cerebrais, controle da respiração e atividade cardíaca.

Primeiros socorros e tratamento adicional

аспирин отравление Tendo notado sinais de uma overdose de aspirina, o que pode ser feito? Se houver suspeita de envenenamento, você deve consultar imediatamente um médico. Enquanto a ambulância está indo para o paciente, tente induzir o vômito e, em seguida, dê carvão ativado. No futuro, a recepção do sorvente continua por vários dias. Em envenenamento grave por aspirina, a vítima deve ser levada ao hospital o mais rápido possível.

Na clínica, o estômago é lavado, diurese forçada é realizada, o que implica a administração intravenosa de soluções e, em seguida, preparações diuréticas. O tratamento também inclui correção do equilíbrio iônico e hídrico do sangue. Se necessário, os agentes cardíacos são administrados, o tratamento sintomático é realizado. A hemodiálise também é prescrita se ocorrer intoxicação grave por ácido acetilsalicílico.

Consequências da overdose de aspirina

A recuperação de um organismo depende em grande parte da gravidade do envenenamento, o tipo do seu curso, a oportunidade da assistência médica, o estado prévio do organismo. No curso agudo de envenenamento leve e moderado pode ir sem deixar vestígios. A probabilidade de desenvolver falência múltipla de órgãos é muito baixa. Para overdose grave ou crônica de aspirina, as conseqüências podem ser significativas. Há um alto risco de encefalopatia tóxica, o desenvolvimento de insuficiência renal, insuficiência hepática, asma brônquica, úlcera péptica.

Então, conseguimos descobrir que a ingestão descontrolada de aspirina cria o perigo de envenenamento. Penetrando em todos os órgãos, pode causar sua insuficiência múltipla, que é perigosa não só para a saúde, mas também para a vida. Os sintomas de envenenamento, especialmente crônicos, não são específicos. Portanto, se a intoxicação crônica se desenvolve em uma pessoa idosa, as manifestações clínicas do envenenamento podem ser confundidas com sinais de doenças crônicas e não prestar atenção suficiente a elas. Afinal, muitos idosos que não tomam aspirina sofrem de zumbido, dores de cabeça, perda auditiva, náusea. Primeiros socorros para intoxicação não tem peculiaridades e baseia-se nos princípios gerais de tratamento de envenenamento. Não há antídoto específico para a aspirina. Portanto, para evitar tais situações, todos os medicamentos devem ser tomados apenas como prescrito por um médico!

carregando ...