Overdose de insulina

инсулин что это A insulina é um hormônio pancreático. Como medicamento, foi usado pela primeira vez em 1922 e, desde então, tem sido utilizado com sucesso na terapia compensatória do diabetes mellitus. Qual é o mecanismo da ação de drogas? A glicose, que entra na corrente sanguínea depois de uma refeição, é assimilada pelas células do corpo com sua ajuda, e o excesso é depositado “em reserva”. Sob a influência da insulina, o excesso de açúcar é convertido no fígado em glicogênio. Se o hormônio não for produzido o suficiente, todo o metabolismo dos carboidratos é perturbado. Isso é típico para diabetes tipo 1. Os médicos chamam isso de patologia - deficiência absoluta de insulina. O principal sinal disso é a hiperglicemia - um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Um forte aumento, bem como uma forte diminuição da glicose (hipoglicemia), causa o desenvolvimento de coma hiperglicêmico ou hipoglicêmico e pode ser fatal.

Vamos falar sobre o que acontece quando uma overdose de insulina, quais conseqüências o coma hipoglicêmico implica e como dar os primeiros socorros em caso de tal situação.

Causas de overdose

A insulina é usada principalmente por diabéticos, mas seus muitos efeitos são usados ​​em outros casos. Por exemplo, o efeito anabólico da insulina encontrou aplicação no fisiculturismo.

overdose de insulina

As doses de insulina são selecionadas individualmente, sob a supervisão de um médico. É necessário medir a glicemia, para dominar os métodos de autocontrole da doença.

Para uma pessoa saudável, uma dose “inofensiva” do medicamento varia de 2 a 4 UI. Fisiculturistas trazem esse valor para 20 UI por dia. No tratamento do diabetes mellitus, a quantidade de medicação administrada por dia varia na faixa de 20 a 50 UI.

Uma overdose do medicamento pode ocorrer por vários motivos:

  • что делать при передозировке инсулином erros do doutor - injeção de insulina a uma pessoa sã;
  • dose inadequada;
  • usando um novo medicamento ou mudando para um tipo diferente de seringa;
  • erros no momento da injeção - a introdução não é subcutânea, mas intramuscular;
  • atividade física sem ingestão de carboidratos;
  • erros do paciente durante o uso de insulina lenta e rápida;
  • falta de comida depois de uma injeção.

A sensibilidade à insulina aumenta no primeiro trimestre da gravidez, no contexto de insuficiência renal crônica, com degeneração gordurosa do fígado.

Quando ocorre o excesso de insulina no corpo? Pode acontecer, em caso de violação da produção hormonal pelo pâncreas (por exemplo, com tumores).

инсулин и алкоголь
insulina e álcool

Você deve ter muito cuidado com o uso combinado de insulina e álcool. Em princípio, bebidas alcoólicas não são recomendadas para pacientes com diabetes. Mas desde que as proibições de médicos não param todos, os médicos aconselham reduzir o risco de efeitos colaterais para observar as seguintes regras:

  • antes de tomar o álcool, a dose habitual de insulina deve ser reduzida;
  • antes e depois de beber álcool, é necessário comer alimentos contendo carboidratos lentos;
  • dar preferência a bebidas alcoólicas leves;
  • quando beber álcool forte no dia seguinte, é necessário ajustar a dose de insulina, guiada por medições de açúcar no sangue.

A morte na sobredosagem de insulina ocorre como resultado de coma hipoglicêmico. A dose da droga que conduz à morte depende da tolerância da insulina por cada organismo individual, o peso do paciente, os fatores acompanhantes - o consumo de comida, álcool e assim por diante. Para alguns, a introdução de 100 UI de medicamentos já é perigosa, para outros, os números variam entre 300 e 500 UI. Há casos em que as pessoas sobreviveram mesmo após a injeção de insulina na quantidade de 3000 UI.

O excesso de insulina no sangue leva a uma diminuição nos níveis de glicose. Falando sobre hipoglicemia pode ser a uma taxa de menos de 3.3 mmol / l no sangue capilar. A taxa na qual os sintomas se desenvolvem depende do tipo de medicação usada. Com a introdução da insulina rápida, os sintomas se desenvolvem durante um curto período de tempo, com a injeção lenta de insulina - por um período mais longo.

Os sintomas do excesso de insulina no sangue são os seguintes.

  1. симптомы отравления инсулином
    fraqueza do corpo

    No primeiro estágio, há uma sensação de fome, fraqueza geral, dor de cabeça, palpitações cardíacas.

  2. Se no primeiro estágio nenhuma medida foi tomada para aumentar o açúcar no sangue (para comer ou beber doce), então sudorese, tremores nas mãos, aumento da salivação, fraqueza e fome, palidez, dormência dos dedos, deficiência visual, dilatação da pupila. Neste momento, você ainda pode evitar o desenvolvimento de hipoglicemia, se você comer alimentos com carboidratos rápidos - doces, doces, açúcar puro.
  3. Além disso, a fraqueza progride e a pessoa não pode mais se ajudar. Há incapacidade de se mover, transpiração excessiva, ritmo cardíaco acelerado, tremor dos membros, apagão, depressão ou agitação da psique. Em seguida, desenvolva convulsões clônicas ou tônicas. Se a glicose intravenosa não for administrada durante esse período, pode ocorrer coma hipoglicêmico.
  4. O coma é caracterizado por perda de consciência, uma forte queda nos níveis de açúcar no sangue (mais de 5 mmol / l do nível inicial), palidez, lentidão do ritmo cardíaco, falta de reflexo pupilar.

A morte ocorre com uma diminuição em todas as funções - respiração, circulação sanguínea e ausência de reflexos.

Overdose crônica

Um persistente excesso de insulina no tratamento do diabetes mellitus leva à superdosagem crônica, que é acompanhada pela produção de hormônios que impedem a diminuição dos níveis de açúcar no sangue - adrenalina, corticosteróides, glucagon - e é chamada de "síndrome de Somoggia". Sinais de overdose crônica em pacientes com diabetes mellitus:

  • хроническая передозировка инсулином
    aumento do apetite

    doença grave;

  • aumento do apetite;
  • ganho de peso com alto teor de açúcar na urina;
  • propensão para cetoacidose;
  • acetonuria;
  • flutuações agudas nos níveis de glicose durante o dia;
  • mais comumente, um aumento nos níveis de açúcar no sangue é registrado;
  • hipoglicemia persistente (várias vezes ao dia).

Muitas vezes a hipoglicemia ocorre oculta. O famoso "fenômeno do amanhecer". A hiperglicemia se desenvolve pela manhã, das 5 às 7 da manhã, o que é explicado pelo aumento da secreção de hormônios contra-insulina e enfraquecimento da ação das injeções de insulina à noite. A síndrome de Somodzhi difere do fenômeno da madrugada pelo fato de que a hipoglicemia se desenvolve das 2 às 4 horas - o nível de açúcar cai abaixo de 4 mmol / l, em conseqüência do que o corpo desencadeia mecanismos compensatórios. Em consequência, de manhã o paciente tem uma hiperglicemia pronunciada causada por uma dose excessiva da insulina da tarde.

Ajuda com uma overdose de insulina

помощь при передозировке инсулина O que fazer com overdose de insulina? Primeiros socorros ou auto-ajuda com os sinais iniciais de um estado hipoglicêmico consiste nas seguintes ações.

  1. Coma 50 a 100 gramas de pão branco.
  2. Se os sintomas não desaparecerem após 3-5 minutos - coma alguns doces ou 2-3 colheres de chá de açúcar.
  3. Se após 5 minutos os sintomas persistirem, repita a ingestão de carboidratos.

Com o desenvolvimento de hipoglicemia severa (perda de consciência, convulsões), o principal remédio para a superdosagem de insulina é a glicose intravenosa. Faça uma injeção de solução a 40% na quantidade de 30-50 ml, se após 10 minutos o paciente não recuperar a consciência, então a infusão é repetida.

Consequências de uma sobredosagem de insulina

As consequências da sobredosagem dependem do grau de reação. Todos os diabéticos experimentam condições hipoglicêmicas leves. De acordo com dados médicos, quase um terço dos pacientes experimentam regularmente hipoglicemia. O principal perigo aqui está no desenvolvimento da síndrome de Somoggia e, consequentemente, na terapia inapropriada de diabetes mellitus, que não alivia o curso da doença e, eventualmente, leva ao desenvolvimento de cetoacidose.

последствия передозировки инсулином фото
edema cerebral

Consequências no caso de um ataque de hipoglicemia moderada devem ser eliminadas pela introdução de drogas apropriadas, que podem levar um bom tempo.

Em casos graves, o envenenamento por insulina pode causar distúrbios do sistema nervoso central:

  • inchaço do cérebro;
  • sintomas meníngeos;
  • deficiência mental (demência).

Além disso, condições freqüentes de hipoglicemia em pessoas com distúrbios cardiovasculares podem levar a infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, hemorragia da retina.

Em conclusão, vale a pena notar que, com o tratamento oportuno de uma overdose de insulina, as conseqüências na forma de morte são praticamente excluídas. A prevenção de tais situações é uma atitude cuidadosa em relação ao procedimento para administração de insulina e autocontrole constante. Um ataque oportuno de hipoglicemia pode ser interrompido pela ingestão de alimentos contendo carboidratos rápidos - açúcar, doces, uma bebida doce.

carregando ...